domingo, 30 de junho de 2013

Como lidar com a melancolia



Sabe aquela melancolia que vem do nada e se apodera de ti? Aquela sensação de vazio, de insignificância, de ócio total, que suga toda a tua felicidade? Se a tua resposta foi não, parabéns, esse post não terá utilidade alguma na tua vida. Se tua resposta foi sim, tu, assim como eu, provavelmente sabe o quão chata é essa sensação. E foi por isso que eu bolei essas dicas para pelo menos amenizar a maldita fossa. Tudo baseado nas minhas próprias experiências (tentei várias coisas e essas foram as que melhor resultaram). :)

1. Chore
Não adianta, a primeira coisa que se deve fazer para espantar a melancolia é se render a ela. Muitas vezes a sensação desconfortável é maior do que uma simples vontade de chorar, mas um bom jeito de forçar é ouvir música, daquelas que foram feitas para se desabar escutando.

2. Converse com alguém
Já adianto que isso não vai curar a fossa, mas vai te ajudar a entender de onde vem essa sensação desgraçada, mesmo que tu sinta que ela não tem origem ou explicação. Sempre tem.

3. Escreva
Escrever é outra coisa que pode ajudar a entender de onde vem a sensação, além de ser uma excelente forma de desabafar consigo mesmo, possibilitando que se diga o que vier à mente, sem precisar se preocupar com o que alguém irá pensar.

4. Faça planos para um futuro próximo
Isso ajuda muito a acabar com a sensação de vazio, de ócio. Combinar um simples café com um amigo em certo dia da semana já te fornece algo pelo que esperar.

5. Distraia-se
De preferência, saia de casa. Fique ao ar livre, vá ao cinema, mas sempre varie essas atividades, pois um dos fatores mais deprimentes é a mesmice. Outra boa distração é ver filmes que tenham boas mensagens. Evitar os deprimentes (tipo Melancolia, do Lars von Trier. Experiência própria.).

6. Faça exercícios físicos
Preferencialmente na rua. Vá caminhar no parque, convide um amigo ou vá na companhia apenas da música e de seus pensamentos. A sensação que se tem após o exercício é semelhante a ação de um antidepressivo no corpo.

7. Coma chocolate
O chocolate aumenta a produção de serotonina (responsável pelo bem-estar), e com isso combate a depressão e a ansiedade. Porém, moderação no consumo é recomendado, já que em excesso pode causar efeito contrário.

8. Tome um banho
Se for de banheira, melhor ainda. Procure colocar músicas animadas e com mensagens positivas enquanto o faz, isso vai te ajudar a ver que nem tudo está perdido. :)

9. Ouça músicas de "auto-ajuda"
Sabe aquelas músicas que tu escuta quando quer se sentir melhor? Aquelas cheias de chavões do tipo "acredite em si mesmo" e "tudo vai ficar bem"? Então. Coloque teus fones e se deixe levar pelas frases inspiradoras, e, se for necessário, chore mais um pouco. Tenho uma playlist perfeita pra isso, que pode ser ouvida aquiÉ sempre mais escuro antes do amanhecer.


Fica aqui o meu agradecimento a Florence Welch por fazer a melhor música para se ouvir em dark moments:




Nenhum comentário:

Postar um comentário